segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Estrelas do mar






De um braço nasce um novo organismo

estrela-do-mar ocorre um fato estranho. Algumas espécies são capazes de regenerar-se. Se um dos braços é separado do corpo ele é substituído, enquanto um novo organismo completo crescerá do braço isolado. Esse processo de regeneração constitui um problema para os criadores de ostras. As estrelas-do-mar comem ostras e os criadores costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las o meio e atirá-las de novo à água O resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, mas um aumento do seu número.


Tal como os ouriços do mar, as estrelas locomovem-se com o auxílio dos pés ambulacrários, alojados em sulcos que se estendem ao longo da face ventral dos cinco braços. Os braços são normalmente do mesmo comprimento e em número de cinco mas, as vezes, encontram-se exemplares com apenas quatro braços, ou com braços de diferentes comprimentos. A presença de apenas quatro braços deve-se a uma anomalia no desenvolvimento do animal; já as diferenças de comprimento são consequência de regeneração de partes de braços ou mesmo braços inteiros perdidos acidentalmente. A capacidade de regeneração é extremamente desenvolvida nas estrelas: um único braço pode regenerar os outros quatro, eventualmente originando uma nova estrela.
O grupo dos equinodermes já foi denominado de a experiência pentagonal da natureza no mar. No mar, porque os equinodermes são exclusivamente marinhos. Pentagonal, porque todos eles apresentam uma organização pentarradiada ou seja na base do número cinco. As estrelas, além dos cinco braços (alguma espécies tem múltiplos de cinco), tem cinco ovários ou cinco testículos (os sexos são separados), cinco nervos radiais, cinco canais ambulacrários de onde se originam os pés. Nos ouriços vivos é às vezes mais difícil observar a organização pentarradiada, mas nas carapaças é fácil ver cinco zonas repletas de pequenos orifícios por onde passam os pés ambulacráis e a boca apresenta cinco dentes.

Curiosidades:
  • As estrelas-do-mar não possuem cérebro, o seu sistema nervoso é ventral e ganglionar.
  • Existem cerca de 1.800 tipos de estrelas-do-mar conhecidas.
  • A semelhança entre homem e estrela-do-mar é que ambos são deuterostomados: o blastóporo dando origem ao ânus, e não à boca como os protostomados.
  • Quando as estrelas do mar quebram uma parte de seu corpo que esteja nas "pontas"(ou seja seus braços) elas consegue regenerar um outro criando ate uma nova estrela do mar ou um braço mais resistente.

2 comentários: