segunda-feira, 16 de novembro de 2009
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta,[1] Essa enorme variedade de animais, plantas, microrganismos e ecossistemas, muitos únicos em todo o mundo, deve-se, entre outros fatores, à extensão territorial e aos diversos climas do país. O Brasil detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem registrado tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
domingo, 8 de novembro de 2009
SAPOS
ORDEM:ANURA
DESCRIÇÃO:O nome sapo é uma designação genérica de anfíbios da ordem Anura, e em especial da família Bufonidae. No entanto, não sendo uma designação científica, aplica-se também a outras famílias. Por exemplo, o sapo-parteiro pertence à família Discoglossidae, à qual pertencem também as rãs-pintadas.
Existem cerca de 4.800 espécies de sapos. A maioria deles vive próximo a uma fonte de água, muito embora existam sapos que vivam em ambientes úmidos que não são considerados ambientes aquáticos, como a serrapilheira de florestas tropicais úmidas. A necessidade de água é mais premente para os ovos e os girinos do sapo, e algumas espécies utilizam poças temporárias e água acumulada nos ramos de plantas, como as bromélias como sítio de criação.
SERPENTES
ORDEM:SQUAMATA
DESCRIÇÃO:As serpentes, também chamadas cobras ou ofídios, são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à sub-ordem Serpentes, bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata.
Há também várias espécies de lagartos sem patas que se assemelham a cobras, sem estarem relacionados com estas.
ARARA VERMELHA
ORDEM ARA MACAO
DESCRIÇÃO:A arara-vermelha mede até 90 centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilo. Cada postura é composta por ovos de 5 centímetros, incubados por 29 dias.
O ninho dessa arara é feito em ocos de árvores, mas ela também se aproveita de buracos em paredes rochosas para colocar os ovos, os quais são chocados apenas pela fêmea, que fica no ninho. Quem cuida de garantir a alimentação tanto da fêmea como dos filhotes é o macho, que nessa espécie é fiel, mantendo a mesma companheira a vida inteira.
MAMÍFEROS{CÃES}
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
PEIXES
ORDEM:ANIMALIA
Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.
GATURANO VERDADEIRO
NOME POPULAR:GATURANO VERDADEIRO
ORDEM:EUPHONIA VIDÁCEA
DESCRIÇÃO:
O gaturamo-verdadeiro (Euphonia violacea) é uma ave passeriforme que habita partes da Argentina, Brasil e Venezuela. Também são conhecidas pelos nomes de bonito-lindo, gaturamo-imitador, gaturamo-itê, gaturamo-verdadeiro, guiratã-de-coqueiro, tem-tem-de-estrela e tem-tem-verdadeiro.
Os gaturamos-verdadeiros medem cerca de 11 cm de comprimento em adultos. A espécie apresenta dimorfismo sexual: os machos são coloridos de preto brilhante e amarelo, enquanto que as fêmeas e as aves imaturas têm cor olivácea.
Besouro..
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
NINFAS DE GANINFAS DE GAFANHOTO BRASILEIRO
FILHOTE DE JAÇANA
MEDE-PALMO
LAGARTA...
NOME POPULAR:LAGARTA.
ORDEM:LIPIDOPTERA
DESCRIÇÃO:
Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidoptera. Têm o aspecto de vermes, por vezes segmentados e com os rudimentos dos três pares de patas característicos dos adultos. O estado seguinte chama-se pupa e geralmente forma-se dentro dum casulo.
Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm, embora o inseto adulto raramente chegue a essas dimensões. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins. Outras desenvolvem-se dentro de frutos em maturação – a mãe coloca os ovos dentro do ovário da flor e a larva alimenta-se do pericarpo ou mesmo da semente. Noutros casos, os ovos podem ser colocados por baixo da pele dum animal vivo e as lagartas parasitam-no. As lagartas das moscas alimentam-se de animais mortos ou de dejectos – são detritívoras.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
PERERECA-GRILO
GARÇA BRANCA GRANDE
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
PARQUE MALWEE....
No parque aprendemos sobre os animais......
tinha fotos deles
o parque é um excelente trabalho em ajudar o meio ambiente.
a malwee porém ajuda nas plantações de novas árvores.....no cuidado de animais....
na preservação do nosso mundo.....td isso a malwee deixa um grande carinho a quem vizita e cuida.
O mais importante é ajudar.....na limpeza de rios.....não jogar lixos.....cuidar dos animais....
preservar......
É MUITO BOM PODER SABER DA IMPORTANCIA QUE A MALWEE NOS DÁ
ADORAMOS ESSE PASSEIO POIS SÓ COM ELE APRENDEMOS O IMPORTANTE.......
ESSE PASSEIO NOS MOSTRA COMO É BOM CUIDAR DOS ANIMAIS......DAS PLANTAS.....E DE TUDO Q É IMPORTANTE......
JUNTAMENTE COM A PROFESSORA ANA FOMOS E VOLTAMOS MUITO BEM ....
O PARQUE É UM LUGAR DE LIMPEZA ,DE DIVERSÃO, TRABALHO...
TIVEMOS TAMBÉM Q IR AO MUSEU DE ESPOSIÇÃO DA FAUNA...A ONDE ENCONTRA OS ANIMAIS EM FOTO.
-
Toda colméia possui uma abelha rainha. Ela é muito fértil e chega a botar mais de mil ovos por dia. A abelha rainha é a responsável pela reprodução. Ela pode viver até 25 anos, enquanto uma abelha operária vive apenas dois meses, em média
-
As abelhas são responsáveis pela polinização das plantas. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas
-
Numa colméia, as abelhas possuem uma hierarquia: as operárias trabalham para trazer o alimento (polén e nectar), vigiar, limpar e cuidar das larvas. Os zangões (em pouca quantidade) tem a função exclusiva de fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução. Já a abelha rainha é a responsável exclusivamente pela reprodução
-
Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia
-
O principal alimento das abelhas é o néctar produzido pelas plantas e encontrado em diversas espécies de flores
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Estrelas do mar
De um braço nasce um novo organismo
estrela-do-mar ocorre um fato estranho. Algumas espécies são capazes de regenerar-se. Se um dos braços é separado do corpo ele é substituído, enquanto um novo organismo completo crescerá do braço isolado. Esse processo de regeneração constitui um problema para os criadores de ostras. As estrelas-do-mar comem ostras e os criadores costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las o meio e atirá-las de novo à água O resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, mas um aumento do seu número.
Tal como os ouriços do mar, as estrelas locomovem-se com o auxílio dos pés ambulacrários, alojados em sulcos que se estendem ao longo da face ventral dos cinco braços. Os braços são normalmente do mesmo comprimento e em número de cinco mas, as vezes, encontram-se exemplares com apenas quatro braços, ou com braços de diferentes comprimentos. A presença de apenas quatro braços deve-se a uma anomalia no desenvolvimento do animal; já as diferenças de comprimento são consequência de regeneração de partes de braços ou mesmo braços inteiros perdidos acidentalmente. A capacidade de regeneração é extremamente desenvolvida nas estrelas: um único braço pode regenerar os outros quatro, eventualmente originando uma nova estrela.
O grupo dos equinodermes já foi denominado de a experiência pentagonal da natureza no mar. No mar, porque os equinodermes são exclusivamente marinhos. Pentagonal, porque todos eles apresentam uma organização pentarradiada ou seja na base do número cinco. As estrelas, além dos cinco braços (alguma espécies tem múltiplos de cinco), tem cinco ovários ou cinco testículos (os sexos são separados), cinco nervos radiais, cinco canais ambulacrários de onde se originam os pés. Nos ouriços vivos é às vezes mais difícil observar a organização pentarradiada, mas nas carapaças é fácil ver cinco zonas repletas de pequenos orifícios por onde passam os pés ambulacráis e a boca apresenta cinco dentes.
Curiosidades:
- As estrelas-do-mar não possuem cérebro, o seu sistema nervoso é ventral e ganglionar.
- Existem cerca de 1.800 tipos de estrelas-do-mar conhecidas.
- A semelhança entre homem e estrela-do-mar é que ambos são deuterostomados: o blastóporo dando origem ao ânus, e não à boca como os protostomados.
- Quando as estrelas do mar quebram uma parte de seu corpo que esteja nas "pontas"(ou seja seus braços) elas consegue regenerar um outro criando ate uma nova estrela do mar ou um braço mais resistente.